O EBITDA é um indicador financeiro amplamente utilizado por gestores de empresas, analistas financeiros e investidores. A sua relevância está no fato de refletir o resultado da operacional da empresa.
Esse indicador financeiro é obtido por meio da Contabilidade e suas Demonstrações Contábeis.
Para você entender melhor, trazemos aqui a definição de EBTIDA, o porquê se tornou importante, como calcular e onde encontrar esse indicador.
O que é EBITDA ou Resultado Operacional?
Primeiramente, vale esclarecer que o lucro líquido de uma empresa é apurado pela diferença entre todas as receitas e despesas, porém essas receitas e despesas nem sempre tem relação direta com a operação, como por exemplo: receita com investimentos, despesas financeiras com empréstimos, impostos sobre lucro, depreciação e amortização de bens.
Visto isso, podemos definir o resultado operacional ou EBTIDA como o lucro líquido excluindo os efeitos das receitas com investimentos, despesas financeiras com empréstimos, impostos sobre o lucro, depreciação e amortização de bens.
A sigla EBITDA trás exatamente esse conceito “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization”, que em português pode ser traduzido como “Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização” (LAJIDA).
Portanto, a partir do EBITDA é possível identificar quanto a atividade principal da empresa gera de resultado e de incremento para o caixa. Em outras palavras, esse indicador nos permite compreender como as operações principais da empresa estão indo.
Por que o EBITDA se tornou importante?
Vimos que o EBTIDA representa o resultado operacional das empresas, isto é, representa a capacidade da empresa em transformar receitas em caixa operacional.
Além disso, vimos que o EBITDA não leva em conta efeitos financeiros não recorrentes, como recebimento ou pagamento de juros, depreciação, amortização ou benefícios fiscais temporários, e por isso, ele proporciona uma visão mais clara da capacidade da empresa em gerar recursos.
Em razão disso, esse indicador possibilita as seguintes conclusões:
- Medição da Eficiência Operacional: Ele fornece uma medida da capacidade da empresa de gerar caixa por meio de suas operações principais. Isso ajuda a avaliar a eficiência e a rentabilidade do negócio sem levar em consideração fatores financeiros e tributários.
- Comparabilidade: O EBITDA permite a comparação de desempenho entre empresas de diferentes setores e tamanhos, uma vez que se concentra nas operações centrais, o que pode facilitar a análise e a tomada de decisões de investimento.
- Tomada de Decisões de Investimento: Investidores e analistas podem usar o EBITDA para avaliar a capacidade de uma empresa de gerar recursos para investimentos futuros, pagamento de dívidas e distribuição de dividendos.
- Análise de Viabilidade de Projetos: O EBITDA é frequentemente usado na análise de viabilidade de projetos de investimento, pois ajuda a determinar se um projeto gerará caixa suficiente para cobrir seus custos operacionais e fornecer retorno aos investidores.
- Avaliação Empresarial: Na avaliação de empresas, o EBITDA é um dos indicadores-chave usados para calcular o valor de uma empresa. Ele é frequentemente usado em múltiplos, como o múltiplo EV/EBITDA (Valor da Empresa/EBITDA), para determinar o valor de mercado de uma empresa em relação à sua capacidade de geração de caixa.
Cabe destacar que o EBITDA não é item obrigatório nas demonstrações contábeis, sendo visto como um indicador gerencial. Porém frente a importância alcançada no mercado financeiro, o Contador pode evidenciar nas Demonstrações Contábeis esse número e percentual.
Ademais, vale mencionar a necessidade de analisar o EBITDA em conjunto com outros indicadores, tais como: receita, tipos de despesas, grau de endividamento, lucro líquido, liquidez, solvência, entre outros. Afinal, a combinação desses indicadores proporcionam uma visão mais abrangente da situação da empresa.
Como o EBITDA é calculado e onde encontrá-lo?
Embora seja amplamente utilizado, o EBITDA não é reconhecido pelas práticas contábeis brasileiras. Dessa forma, pode não ser um número diretamente disponível nas demonstrações contábeis.
Normalmente, o Contador da empresa tem essas informações disponíveis, porém a fórmula é bastante simples:
EBITDA = Lucro Líquido do Período + Impostos sobre o Lucro (Imposto de Renda e Contribuição Social) + Despesas Financeiras +Depreciações + Amortizações
Todos esses elementos estão disponíveis na Demonstração do Resultado da empresa gerada pela contabilidade, assim, basta pinçar os valores e aplicar a fórmula.
Nesse ponto, merece destaque a necessidade da contabilidade ser elaborada dentro das normas contábeis, para evitar erros e imprecisões. Afinal, qualquer inconsistência conceitual ou estrutural pode gerar demonstrações contábeis incorretas e, portanto, indicadores irreais.
Em função disso, sempre recomendamos ao investidor em processo de aquisição, fusão e incorporação de empresas, realizar a auditoria da contabilidade e suas demonstrações contábeis para ter segurança sobre as informações apresentadas.
A importância de ter uma contabilidade especializada nas normas contábeis de padrões internacionais torna-se um grande diferencial para quem deseja avaliar o EBTIDA da empresa.
A Camargos Contadores & Associados tem uma equipe de especialistas em contabilidade e está à disposição para maiores esclarecimentos. Nossos consultores terão o prazer em atendê-los.
Nossa missão é impulsionar o crescimento e sustentabilidade das empresas, por meio da contabilidade real. Garantindo maestria de ponta aponta, sinergia nas relações, informações claras e confiáveis.