Camargos Contadores & Associados

Por que é essencial registrar afastamentos no eSocial?

AFASTAMENTO NO E-SOCIAL

AFASTAMENTO NO E-SOCIAL

O cuidado com o registro dos afastamentos temporários dos colaboradores é uma rotina simples, porém faz toda a diferença na vida de um colaborador e também no dia a dia da gestão.

Desde o final de 2024, o INSS passou a utilizar informações diretamente extraídas do eSocial para calcular o início da incapacidade temporária e dar andamento à concessão de benefícios, como o auxílio-doença. Ou seja: se a empresa envia os dados corretamente e no prazo, o trabalhador recebe o benefício mais rápido. Caso contrário, o processo fica mais demorado, burocrático e até inseguro para todos os envolvidos.

Aqui explicaremos o motivo para as empresas disponibilizarem com rapidez e tempestividade os atestados de afastamentos temporários para a Camargos Contadores.

O que é afastamento temporário e evento S-2230?

O afastamento temporário ocorre quando um trabalhador precisa se ausentar de suas atividades por um período determinado, mas sem romper o vínculo empregatício com a empresa.
Os motivos mais comuns incluem:

Durante esse período, dependendo do motivo e da duração, a responsabilidade pelo pagamento do salário pode ser da empresa ou do INSS.

O evento S-2230 – Afastamento Temporário é uma obrigação do empregador dentro do sistema eSocial (o sistema do governo que unifica o envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias).

Esse evento deve ser preenchido e enviado sempre que um colaborador for afastado por mais de 3 dias consecutivos, independentemente do motivo.

O S-2230 informa ao governo:

E por que isso é tão importante?

Quando o envio do evento S-2230 é feito de forma correta e tempestiva:

Por outro lado, se o registro não for feito, o trabalhador terá que apresentar uma declaração manual da empresa ao INSS. Esse documento será avaliado individualmente por um servidor, o que pode gerar espera, atrasos no pagamento e ainda riscos para o empregador.

Atenção aos afastamentos reincidentes

Em situações em que o colaborador se afasta novamente pela mesma condição de saúde dentro de 60 dias, é fundamental preencher o eSocial indicando que a causa do novo afastamento é a mesma do anterior.

Ignorar esse informação pode levar o INSS a tratar o novo afastamento como um caso totalmente distinto, gerando:

Como evitar esses riscos?

Ter processos bem definidos no Departamento Pessoal e registrar os afastamentos com agilidade e precisão é o caminho mais seguro. Apesar de parecer uma obrigação simples, sabemos — na prática — que muitos erros ainda acontecem e podem custar caro.

Na Camargos Contadores, tratamos o registro de afastamentos com a seriedade que ele merece. Nossa equipe de Departamento Pessoal atua com foco em prevenção, agilidade e segurança jurídica.

Com isso, protegemos sua empresa contra riscos e asseguramos que seus colaboradores recebam seus direitos com tranquilidade.

A Camargos Contadores está aqui para garantir que esse e outros detalhes fundamentais da sua operação sejam cumpridos com excelência e responsabilidade.

Se a sua empresa ainda não conta com uma contabilidade que atua de forma preventiva e estratégica, fale com a gente.

Nossa missão é impulsionar o crescimento e sustentabilidade das empresas, por meio da contabilidade real. Garantindo maestria de ponta aponta, sinergia nas relações, informações claras e confiáveis.

Camargos Contadores & Associados
Parceiros, Estratégicos, Resolutivos e Transformadores

Sair da versão mobile