fbpx

Ao falarmos da área financeira, vem em mente três aspectos temporais relevantes, o passado, o presente e o futuro.

O passado da área financeira está nas mãos do contador e são apresentados por meio dos demonstrativos contábeis (Balanço Patrimonial, Demonstrações do Resultado do exercício e Demonstração do Fluxo de Caixa).

O presente está nas mãos do Controller, Gerente financeiro, Diretor financeiro, entre outras denominações que possam surgir para o responsável da área financeira das Empresas.

O futuro via de regra consta do planejamento estratégico, orçamento e fluxo de caixa futuros, podem existir outras nomenclaturas, porém todas tem a mesma finalidade que é projetar o futuro da Empresa, orientar os passos que a Entidade deve seguir para elevar seu patamar.

Portanto, a auditoria financeira é extremamente relevante para identificar diversas situações que impactam em todos os aspectos temporais das Empresas.

A auditoria financeira consiste em aumentar o grau de confiança dos usuários das demonstrações financeiras.

Auditar as finanças de uma Entidade é certificar-se que as demonstrações financeiras estão atendendo os aspectos das normas contábeis vigentes.

São levados em considerações os procedimentos adotados, para todas as movimentações financeiras das Entidade, mudanças de procedimentos que possam afetar o futuro e a comparação com o passado.

A realização de auditoria financeira contempla os seguintes aspectos:

  • Mapeamento de processos;
  • Identificação de riscos;
  • Identificação de controles; e
  • Analise de resultados.

Como se vê a auditoria financeira é uma questão para entidades de todos os portes e setores.

Ajudamos sua empresa na gestão estratégica a partir de soluções personalizadas, seguras e descomplicadas, tendo como pilar especialistas de alta performance. 

Leia também: