Frequentemente, surge a dúvida: contador e contabilista são profissionais diferentes? Em resposta a essa dúvida, trazemos de forma sucinta a definição desses profissionais.
CONTADOR
O contador é um profissional qualificado que possui nível superior em ciências contábeis e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme definido pela Resolução CFC n° 1.494/2015. Quando o profissional da área contábil é graduado e não possui CRC, passa a ser conhecido como bacharel em ciências contábeis.
O curso de graduação em Ciências Contábeis e o registro no órgão de classe, habilita o profissional contábil a trabalhar em diversos âmbitos, tais como: controles internos, contabilidade, tributário, trabalhista, auditoria, mercado de seguros, controladoria, perícia, financeiro, consultoria que envolvam o controle financeiro, patrimonial e econômico das empresas.
O contador exerce funções na área financeira, econômica e patrimonial de uma empresa, ele é o responsável, por gerar as Demonstrações Contábeis, que refletirá a saúde da empresa para os usuários da informação, sendo esses: sócios, acionistas, bancos, fornecedores, clientes, governo e outros.
De acordo com o Decreto-lei no 9.295/46 Art. 25, o contador atua especificamente nas atividades de
- Organização e execução de serviços de contabilidade em geral;
- Escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações;
- Perícias judiciais ou extra-judiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extra-judiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de naturezatécnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.
O Contador pode atuar internamente nas empresas ou por meio de uma organização contábil. No geral, as organizações contábeis oferecem um leque de vantagens em relação ao Contador individual, pois além das atividades habituais, também fazem: levantamento dos balanços;
- Demonstrações, pericias judiciais ou extrajudiciais;
- Revisão de balanços e de contas em geral;
- Verificação e revisão de escritas fiscais;
- Regularizações jurídicas ou extrajudiciais comuns;
- Assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas.
Visto isso, fica evidenciado que o profissional da contabilidade exerce um papel de muita importância, tanto na organização da empresa, quanto na estruturação contábil, no planejamento fiscal e econômico-financeiro (o contador é capaz de medir o retorno do capital investido).
CONTABILISTA
O contabilista é um profissional que possui nível técnico e exerce função técnica de contabilidade.
No geral, o técnico contábil cuida de atividades operacionais, tais como:
- Prestação de contas da instituição;
- Escrituração contábil e fiscal;
- Registros e lançamentos;
- Folha de pagamento;
- Calculo de impostos;
- Geração de guias;
- Envio das obrigações acessórias
- Cálculos dos juros e taxas
- Elaboração de demonstrativos de balancetes
- Participa da constituição da empresa na Junta Comercial ou no cartório civil;
- Providencia a regularização em vários órgãos.
Até 06/2015, os técnicos em contabilidade possuíam registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Todavia, foi decidido que a formação de técnico não habilitava o profissional para algumas atividades mais complexas, e por isso, o mesmo não teria o CRC.
Em resumo, podemos dizer que o técnico em contabilidade exerce atividades semelhantes aquelas desenvolvidas pelo contador, porém a sua área de atuação é mais restrita. No entanto, todos são profissionais de suma importância no meio corporativo de uma empresa ou organização e todos merecem total valorização.
Artigos Recentes:
- O Lucro Real como Ferramenta Estratégica para Reduzir Impostos e Crescer com Sustentabilidade
- Lucro Real: A Ferramenta Estratégica para Maximizar os Lucros da sua Empresa
- Lucro Real como Ferramenta para Maximizar Lucros: Como Esse Regime Pode Beneficiar Sua Empresa
- Como o Lucro Real Impacta o Controle de Custos nas Empresas?
- Lucro Real vs. Lucro Presumido: Qual é o Melhor para Sua Empresa?