fbpx

Será que contabilidade online serve para startups? As Startups são empresa embrionárias que desenvolvem um modelo de negócio repetível e escalável, em condições de extrema incerteza, com potencial de rápido crescimento. No geral, as empresas denominadas de startup, são empresas que estão em fase de aprimoramento tanto do produto ou serviço, quanto da gestão do negócio.

Startup Enxuta

De acordo com o best seller, “Startup Enxuta”, a criação do novo negócio deve se dar de forma ágil, com baixos custos e orientada ao desejo dos clientes. Os requisitos mínimos de uma Startup explicitados no livro são:

  • Testar o produto;
  • Consumir o mínimo de recursos possíveis (Minimum Viable Product – MVP);
  • Aperfeiçoar o produto conforme os resultados obtidos perante o cliente;
  • Pivotar (mudar seu produto/modelo de negócio se não tiver aceitação), caso necessário.

Considerando esses requisitos, a contabilidade online se apresenta como excelente opção para a Startups, portanto, sim, a contabilidade online serve para startups. Afinal, com a contabilidade online, uma startup terá assessoria contábil, tributária, trabalhista e previdenciária de forma acessível, segura, descomplicada e autônoma. Logo, a contabilidade online serve para startups.

Contabilidade online serve para startups e é eficiente para o modelo.

A contabilidade online é um modelo de assessoria contábil, tributária, trabalhista e previdenciária, que utiliza plataformas digitais para conexão entre as Startups e o Contador. A partir dessa plataforma, o Contador tem acesso as informações financeiras, contábeis e econômicas da empresa, e assim pode realizar a assessoria necessária para garantir para sua empresa segurança e informações para a gestão do negócio.

A partir do momento que o modelo de negócio da Startup é validado, uma área da sua empresa está definida, e agora deve-se focar em gestão. Afinal, será a gestão do negócio que permitirá que o seu produto ou serviço seja repetível e escalável, com potencial de rápido crescimento.

Contabilidade online serve para startups como ferramenta de gestão.

A contabilidade é uma importante ferramenta de gestão para as Startups, uma vez que reproduz nas demonstrações contábeis a situação econômico-financeira das empresas, bem como possibilita o planejamento de ações de crescimento ou de ações corretivas. Dessa forma, podemos dizer a que a contabilidade apresenta o estado atual da startup e permite a projeção do estado desejado para a startup.

Além disso, será a empresa de contabilidade que auxiliará a Startup na:

  • Constituição ou alteração contratual da empresa;
  • Escolha da tributação mais eficiente, tendo por base os regimes tributários existentes na legislação;
  • Prestação de contas para investidores anjos e demais sócios/acionistas;
  • Regularidade fiscal, trabalhista e previdenciária de sua empresa, perante fornecedores, clientes, bancos e outros interessados.

Portanto, o empreendedor, além de desenvolver um modelo de negócio repetível e escalável, com potencial de rápido crescimento, também deve focar na gestão, tendo a contabilidade como ferramenta de medição do sucesso da Startup. Lembrando que a contabilidade online serve para startups e é uma boa alternativa para obter uma assessoria contábil, tributária, trabalhista e previdenciária de forma acessível, segura, descomplicada e autônoma.

Leia também sobre como abrir uma empresa.