A mudança já começou

A partir de 5 de janeiro de 2026, o preenchimento correto dos campos IBS, CBS e IS na nota fiscal eletrônica não é opcional – é OBRIGATÓRIO. E aqui está o ponto crucial que muitos gestores ainda não compreenderam como será a transição na Reforma Tributária.

Se sua empresa não preencher corretamente esses campos na nota fiscal eletrônica, será automaticamente enquadrada na obrigatoriedade do recolhimento de 1% da CBS (0,9%) e do IBS (0,1%), uma obrigatoriedade que pode representar milhões em custos adicionais dependendo do faturamento da empresa, embora esses valores possam ser posteriormente compensados com PIS e COFINS.

Na Camargos Contadores, sabemos o quanto a reforma tributária impacta a vida das empresas. Por isso, criamos um time de especialistas dedicado exclusivamente a esse tema, preparado para apoiar nossos clientes em cada etapa da transição.

De 2026 a 2032, período de transição da Reforma Tributária, as empresas vão conviver com dois sistemas ao mesmo tempo: o regime atual e o novo regime com IBS, CBS e IS. Essa sobreposição exige cuidado redobrado, porque estamos diante da maior mudança tributária, econômica e administrativa da história das empresas brasileiras para todos os empresários brasileiros.

Uma das mudanças mais relevantes é a implantação da Nota Fiscal Eletrônica Padrão Nacional, que já tem cronograma definido e trará novas regras de preenchimento, novos códigos e até novas finalidades de emissão e, por isso, e vamos explicar de forma clara como sua empresa deve se preparar para esse primeiro impacto da Reforma Tributária.

PRIMEIRO IMPACTO: 2026

O primeiro grande impacto será a emissão de notas fiscais eletrônicas com o novo Código de Situação Tributária, referente à tributação de IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços).

A nota fiscal eletrônica deixa de ser apenas um documento de registro e passa a ter caráter declaratório. Isso quer dizer: quando sua empresa emitir uma nota indicando que deve R$ 50 de CBS, o sistema entenderá que você está confessando essa dívida.

Além disso, essas informações vão alimentar automaticamente o sistema de apuração, gerando créditos para seu cliente pessoa jurídica. Por isso, cada detalhe precisa ser feito com atenção para evitar erros e rejeições.

Cronograma de Implantação da NF-e Padrão Nacional

O sistema da Nota Fiscal Eletrônica já está ajustado para Reforma Tributária, já está disponível e as empresas precisam se adequar:

PeríodoHomologação (teste)Produção
Julho/2025Preenchimento dos campos IBS/CBS é facultativo. Se preenchidos, as RV serão aplicadas.Campos do IBS/CBS ainda não implantados. Caso informados, ocasionará erro de schema.
Outubro/2025Preenchimento dos campos IBS/CBS passa a ser obrigatório para NF-e com data de emissão ≥ 06/10/2025, e as RV serão aplicadas.Preenchimento dos campos IBS/CBS é facultativo. Se preenchidos, as RV serão aplicadas, mas sem valor jurídico para os novos tributos.
Janeiro/2026Idem Homologação Outubro/2025.Preenchimento dos campos IBS/CBS passa a ser obrigatório para NF-e com data de emissão ≥ 05/01/2026, e as RV serão aplicadas. A partir de 01/01/2026, passam a ter valor jurídico para os novos tributos, embora o destaque do IBS/CBS seja obrigatório no dia 05/01/2026.

*RV = regras de validação que o sistema executa quando os campos IBS/CBS são informados.

Perceba, se você não se preparar e se sua empresa deixar para janeiro de 2026, os riscos de parar as operações serão enormes.

O Ponto de Atenção Mais Crítico: Cadastro de Itens

Aqui está onde a maioria das empresas está subestimando o desafio: com a Reforma Tributária todos os itens que vão compor a nota fiscal eletrônica precisam ser recadastrados conforme o novo Código de Classificação Tributária (C-Class Trib).

Código errado = Nota fiscal rejeitada
Nota rejeitada = recolhimento de 1%

Os valores recolhidos de IBS e CBS podem ser compensados com PIS e COFINS, o que minimiza o impacto financeiro. No entanto, isso não deve ser visto como uma solução, mas sim como uma válvula de segurança.

Ou seja, este não é um trabalho para a última hora. Empresas com milhares de itens cadastrados precisam começar AGORA esse processo de adequação.

O novo código que vai orientar a tributação – C-Class Trib

Com a Reforma Tributária, o C-Class Trib será o coração da nova tributação. Ele é um código de 6 dígitos que define:

  • quais campos precisam ser preenchidos;
  • quando existe redução, diferimento ou crédito presumido;
  • qual a tributação aplicável.

📌 Exemplo prático:
C-Class Trib 000001 = CST 000 + tributação integral.
Para 2026: IBS = 0,1% e CBS = 0,9%.

A tabela completa está disponível no Portal da Nota Fiscal Eletrônica (em Excel e versão dinâmica).

Novas regras no XML da nota

Finalidades de emissão

Além das quatro finalidades já conhecidas (nota normal, complementar, ajuste e devolução), entram duas novidades:

  • Nota de Crédito (5): quando o imposto diminui.
  • Nota de Débito (6): quando o imposto aumenta.

As finalidades 2, 3 e 4 passam a ser situações especiais dessas novas notas de crédito e débito.

Estrutura dos grupos IBS e CBS

  • Grupo B12 – IBS e CBS:
    • CST (3 dígitos);
    • C-Class Trib (6 dígitos);
    • Base de cálculo única para ambos os tributos.
  • Competências:
    • IBS-UF: 0,1% (preencher).
    • IBS-MUN: não preencher (ficará em branco).
    • CBS: 0,9%.

Novos campos obrigatórios

  • Diferimento (quando aplicável).
  • Devolução de tributos (ex.: cashback em energia, água e gás).
  • Redução de alíquota.
  • Operações com suspensão.
  • Antecipação de pagamentos.

E as empresas do Simples Nacional ?

A rejeição não será aplicada aos optantes pelo Simples Nacional, bem como aqueles com excesso de sublimite e ao Microempreendedor Individual (MEI) no período de 2026. Dessa forma, a empresa do Simples está obrigada a utilizar a nota fiscal eletrônica, mas em caso de erro no preenchimento não terá rejeição.

O que sua empresa NÃO pode fazer?

  • Confiar que o sistema fará tudo sozinho.
  • Esperar para aprender apenas quando virar obrigatório.
  • Ignorar a base legal e emitir sem entender a regra.

O que fazer agora?

  1. Peça apoio da Camargos Contadores e Associados e estude a tabela de C-Class Trib (são apenas 133 linhas)
  2. Configure o sistema para testes em homologação.
  3. Leia a nota técnica (66 páginas com orientações detalhadas).
  4. Utilize o validador oficial do portal da NFe.
  5. Treine sua equipe de faturamento, financeiro e compras.

Camargos Contadores: seu apoio nessa transição

Aqui na Camargos Contadores, montamos uma equipe especializada só para a reforma tributária. Estamos preparados para:

  • Treinar sua equipe de faturamento para emitir corretamente as notas com IBS e CBS.
  • Capacitar o setor de compras para entender os impactos tributários nas aquisições.
  • Orientar o financeiro sobre os novos fluxos de apuração e recolhimento.
  • Acompanhar toda a implementação, garantindo segurança e evitando paralisações.

Conclusão: a importância de ter um time especializado ao seu lado

A reforma tributária é a maior transformação tributária, econômica e administrativa que as empresas brasileiras já enfrentaram. Nesse período de transição, em que o regime atual conviverá com o novo modelo de IBS e CBS, a complexidade será ainda maior.

Não é possível atravessar esse momento com soluções improvisadas ou conhecimento superficial. Sua empresa precisa estar amparada por profissionais que dominem profundamente as novas regras e que consigam preparar suas equipes internas para esse novo cenário.

A Camargos Contadores conta com um time de especialistas dedicado exclusivamente à reforma tributária, pronto para apoiar sua empresa em todos os aspectos da mudança.

Estamos preparados para treinar, orientar e acompanhar de perto o processo, garantindo que sua empresa não corra riscos de paralisação ou impacto no caixa.

A transformação fiscal já começou. Não deixe o futuro do seu negócio nas mãos do acaso. Conte com a Camargos Contadores para atravessar essa transição com segurança, clareza e eficiência.

Nossa missão é impulsionar o crescimento e sustentabilidade das empresas, por meio da contabilidade real. Garantindo maestria de ponta aponta, sinergia nas relações, informações claras e confiáveis.

Camargos Contadores & Associados – Parceiros, Estratégicos, Resolutivos e Transformadores