fbpx

O isolamento afetou suas vendas? A quarentena fez seu faturamento despencar?

Se sim, todo o esforço deve se concentrar na gestão do fluxo de caixa.

Diante disso, trazemos uma estratégia aplicando as Medidas Trabalhistas de Enfrentamento ao Covid-19, como forma de ajudar a gestão do seu fluxo de caixa para os próximos 4 meses.

Destacamos que essa estratégia destina-se, principalmente, as empresas que estão sem exercer suas atividades ou tem parte da equipe impossibilitada de exercê-la.

A ESTRATÉGIA

>>>Primeiro: Suspensão do contrato de trabalho por 30 dias (abril) e depois mais 30 dias (maio);

>>>Segundo: Redução de 70% da jornada de trabalho e de salário, em junho;

>>>Terceiro: Antecipação de férias para julho, sendo que o pagamento será realizado até 5 de agosto e o pagamento de 1/3 das férias ocorreria na data do pagamento de 2º parcela do 13º salário;

Observação: essas medidas requerem observação das regras listadas nos boletins anteriores.

VANTAGENS

a) Redução do custo com folha de pagamento de forma imediata;

b) Folego de fluxo de caixa, com a redução de saídas financeiras com pessoal, em compensação a diminuição de entrada das receitas;

c) Manutenção com o vínculo com empregado e afastamento de uma rescisão, que tem custos altíssimos, tais como:

I – A própria rescisão, que no geral representa mais de 4 vezes a remuneração do funcionário;

II – O custo do processo seletivo de um novo funcionário e do treinamento;

III – Falta de continuidade no atendimento ao cliente.

d) Economia com folha de pagamento no período de 4 meses, quando comparado com o custo em situação normal, justificando inclusive o pagamento da multa referente a estabilidade da suspensão ou redução, caso seja necessária a rescisão do contrato no período de estabilidade. Em termo percentuais, a redução do custo com pessoal adotando a estratégia seria de quase 50% do custo normal. Caso ocorra rescisão no período de estabilidade, a redução do custo com pessoal adotando a estratégia seria de quase de 30% do custo normal.

e) Facilidades na concessão de financiamentos bancários para empresas, como medida do governo, para combate a crise causada pela COVID-19.

DESVANTAGENS

a) Incerteza sobre quando será a retomada das atividades das empresas;

b) Aumento do endividamento bancário das empresas;

c) Recessão da economia.

Abaixo apresentamos tabela indicando quanto a empresa e governo pagará aos empregados, no caso da Suspensão do Contrato de Trabalho e Redução da Jornada de Trabalho e de Salário.


A Camargos Contadores & Associados está a disposição para uma conversa (celular e e-mail) sobre as possíveis estratégias para aplicar as Medidas para enfrentamento da Pandemia do Covid-19. Nosso papel é apoiar a gestão estratégica de nossos clientes, a partir de soluções personalizadas, seguras e descomplicadas, tendo como pilares especialistas de alta performance e a tecnologia.