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A certificação ISO 9001 é mundialmente reconhecida deve se adequar a sua normativa vigente. A certificação garante a qualidade dos processos das empresas, inferindo assim que o produto/serviço final tenha qualidade.

Toda e qualquer empresa pode implantar a ISO 9001 desde que seja cumprido algumas etapas da certificação. 

A principal pergunta sobre como tirar a certificação ISO 9001 é bem simples, o que a empresa deve seguir? 

Para tirar a Certificação é necessário seguir alguns passos:

  • Adequar e atualizar as documentações da empresa;
  • Escriturar todos os processos;
  • Escriturar a política da empresa; 
  • Realizar uma auditoria com auditor interno;
  • Agendar a primeira fase de Auditoria Externa;
  • Verificar se o que foi escrito anteriormente está sendo executada;
  • Agendar a segunda fase de Auditoria Externa;
  • Realizar a atualização e manutenção dos indicares propostos; 

Os passos acima são imprescindíveis para se obter a certificação ISO 9001 e podem ser aplicados a qualquer empresa e a qualquer segmento. 

Tudo que for escrito e informado deve estar sendo realizado ou deve ser realizado da maneira que foi escrita, pois são esses documentos e os processos seguidos que garantem a qualidade no produto/serviço final. 

É interessante ressaltar que a qualidade descrita na ISO 9001 é subjetiva e a empresa pode escolher o que seria considerado qualidade para ela. 

As Auditorias podem ser classificadas de duas maneiras:

  • Auditoria interna; 
  • Auditoria Externa; 

Na auditoria interna um auditor irá realizar uma pré análise dos documentos e processos para que seja recomendada a auditoria externa. 

Na Auditoria externa de primeira fase, o auditor externo verifica toda parte documental da empresa e aprova para a segunda fase. 

Na segunda fase o auditor externo vem presencialmente para a empresa e verifica os processos sendo realizado pelos colaboradores.  Assim que a segunda fase for concluída e a empresa for aprovada será disponibilizado a certificação ISO 9001.

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