fbpx

Conciliação bancária

A conciliação bancária é um mecanismo de controle fundamental para a continuidade das empresas no mercado. Dessa forma, tanto gerencialmente, quanto para embasamento da elaboração das demonstrações contábeis, a conciliação bancária garante a representação fidedigna da informação contábil, tornando-a confiável para o processo decisório.

 Assim, por meio do confronto entre os dados bancários com o controle interno da empresa, assegura-se que todos os lançamentos possuem um respaldo no contexto externo, ou seja, nas saídas e entradas reais.

Como fazer uma conciliação bancária

De maneira objetiva, a conciliação bancária trata de comparar a movimentação bancária com o controle interno da empresa, que pode ser feito tanto por algum sistema quanto por planilhas. 

O primeiro passo para realizar a conciliação é ter o controle diário da movimentação dos extratos bancários e saber quais as classificações corretas dos recebimentos e das saídas. Com isso, deve-se comparar os dados dos extratos com os lançamentos do controle interno com atenção às datas e aos valores das duas informações. Dessa maneira, faz-se necessário corrigi-las caso haja divergências e, se o problema estiver no controle interno, depende da própria empresa realizar os ajustes.

Erros mais comuns

Dentre as divergências mais comuns entre o controle interno e o banco, estão:

– Erros de valores e datas:podem ocorrer no momento do lançamento e é necessária a revisão dos documentos originais para o ajuste.

– Depósitos sem identificação: os depósitos sem identificação dificultam a conciliação por risco de lançamento equivocado. 

– Erros do banco: em algumas situações, o próprio banco pode fazer cobranças indevidas, e pode haver descontos materiais no extrato. A conciliação bancária ajuda a identificar e a retificar esses erros.

– Transações não processadas: também pode ocorrer transações não processadas nas vendas em cartão ou atraso dos pagamentos pelas operadoras do cartão de crédito. Nesse caso, deve-se entrar em contato com as operadoras para corrigir o erro.

Importância da conciliação bancária

É notória a importância da conciliação bancária para o bom funcionamento de uma empresa. O controle financeiro se torna mais eficiente pela qualidade da informação, resultando em demonstrações contábeis, indicadores e relatórios mais confiáveis que podem ser usados, de fato, no processo decisório. 

Além disso, aliada à realização de análises gerenciais, é possível fazer projeções das movimentações financeiras e se proteger de variações negativas já antes previstas. Para isso, fazer a conciliação bancária diariamente reduz consideravelmente o risco de perda de informação e aumenta a precisão de dados importantes para a elaboração das informações.

Conclusão

Diante do que foi apresentado, pode-se perceber a importância da conciliação bancária para o controle financeiro de uma empresa, principalmente as pequenas empresas, em que, normalmente, os sócios desempenham multitarefas e podem da parte gerencial.

Com ela, permite-se que o controle interno esteja de acordo com os extratos bancários e garante o caráter fidedigno de demonstrações, relatórios e indicadores. Nessa perspectiva, ter uma rotina de conciliação é fundamental para não haver perda de informação e, consequentemente, perda de confiabilidade do processo.

Quer mais conteúdos como este?

Visite nossas redes sociais ou assine nossa newsletter.

Conteúdos relacionados

Conheça mais sobre a contabilidade e como ela pode ajudar na estratégia da sua empresa.

Fique por dentro dos nossos conteúdos!

Assine nossa newsletter ou visite nossas redes sociais

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?