fbpx

O terceiro setor é composto por entidades que prestam serviços de utilidade pública e não possuem finalidade lucrativa. Essas entidades possuem características que tornam imprescindível demonstrar a aplicação do recursos obtidos, o que faz o papel da contabilidade do terceiro setor extremamente relevante.

O terceiro setor é mantido por doações, repasse de verbas públicas e até pela iniciativa privada e o resultado quando positivo é conhecido como superávit, pois entidades de terceiro setor não podem Distribuir Lucros aos seus dirigentes.

Essa organizações possuem benefícios e precisam demonstrar suas atividade claramente para continuarem a ter direito sobre esses benefícios.

Os benefícios concedidos premiam os esforços das entidades do Terceiro Setor, especialmente àqueles prestados de forma gratuita ou parcialmente gratuita, na prestação serviços essenciais para comunidade nas áreas de saúde, educação e assistência social. 

Normalmente, a concessão de gratuidade está ligada aos programas e projetos sociais das entidades, de forma beneficente, objetivando a promoção social humana.

Seguindo esse contexto, ressaltamos que todo esse esforço deve ser expresso na contabilidade de modo claro, preciso e transparente demonstrando toda ação econômica, financeira e patrimonial que o atendimento de ações prestadas com gratuidade, sejam elas de caráter filantrópico, assistencial ou de qualquer outra forma que esteja voltada ao projeto social.

Todos os serviços e ações sociais que a Entidade sem fins lucrativos presta à coletividade, independentemente de ser gratuito deve ser contabilizado na competência correta, ou seja, na medida em que incorrer a despesa.

Os benefícios concedidos pela entidade sem finalidade de lucros a título de gratuidade devem ser reconhecidos de forma segregada, destacando-se aqueles que devem ser utilizados em prestações de contas nos órgãos governamentais.

O registro contábil dos benefícios concedidos, tendo em vista que é uma prática comum para as Entidades sem Fins Lucrativos, é essencial pois é por meio deles que se identificará a origem dos recursos e sua correta aplicação.

A Camargos Contadores e Associados tem ajudado entidades nessa área seja por meio da prestação dos serviços contábeis, auditoria e implementação de sistemas, entregando uma contabilidade do terceiro setor feita por especialistas.