O que é a ISO 9001:
ISO 9001 é uma normativa internacional de padronização do sistema de gestão empresarial da empresa. Essa norma faz parte do conjunto de normas que visam otimizar processos, garantir a satisfação dos clientes, de maneira a atender seus requisitos expressos e ocultos, a fim de alcançar um modelo de gestão sustentável e administrativamente coerente.
Quais empresas podem implantar:
Qualquer empresa que deseja melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada pode implantar a ISO 9001, não importa o tamanho ou o setor de atuação.
Para que serve a ISO 9001:
Serve aprimorar a gestão empresarial e aumentar e manter a satisfação dos clientes através de políticas bem elaboradores e com padrões mínimos de aceitação.
Na certificação existe a estruturação dos principais pontos norteadores de um planejamento bem executado, como:
- É escrito as principais características da empresa como Missão, Valores e Visão;
- Assim como o contexto que a empresa está inserida;
- Suas principais metrificações para alcance de seus objetivos;
- Seus objetivos e políticas;
- Identificar os principais riscos e as tratativas para esses riscos;
- Metrificar a satisfação do cliente e tomar metidas estratégicas a partir da análise crítica desse indicador.
- Entre outras.
Vantagem da certificação da ISO 9001:
A empresa que possui a certificação possui uma vantagem perante seus concorrentes, pois a empresa receberá um atestado internacional de qualidade no trabalho além de manter relações amigáveis com os fornecedores, clientes e trabalhadores.
Onde eu consigo adquirir a normativa?
A normativa da ISO pode ser adquirida no site da ABNT. Seguindo o padrão de outras normas de sistema de gestão facilitando a sua integração.
Princípios da qualidade ressaltados na ISO 9001:
- Melhoria continua: A normativa tem como base da premissa que o sistema pode ser melhorado a qualquer momento e não deve se manter estático perante o tempo e as adversidades.
- Foco no cliente: Como principal fonte de renda para a empresa, a normativa traz uma série de requisitos de parametrização e metrificação de informações relevantes dos clientes, com o objetivo de atendê-los da forma mais eficiente possível.
- Abordagem sistêmica do planejamento: Todo os documentos propostos pela normativa são complementares e interligam-se entre si. Dando uma visão sistêmica de toda a empresa em si.
- Análise crítica dos indicadores levantados: A normativa põe como requisito a análise dos indicadores para se tomar ações preventiva e corretivas quando necessário, visando sempre os objetivos empresarias.
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