fbpx
Categorias
Camargos Contadores Inovação e tecnologia contábil

Contabilidade online é para minha empresa?

Como saber se contabilidade online é para minha empresa? Já mencionamos em outro artigo o que é contabilidade online, mas vamos relembrar rapidamente.

A contabilidade online é um modelo de assessoria contábil digital, no qual a empresa tem mais autonomia, comodidade e simplificação sobre a gestão contábil, por um custo mais acessível. A empresa, utilizando plataformas digitais de gestão financeira, passa a controlar seu fluxo de caixa, e com isso já gera dados para que a empresa de contabilidade online possa fornecer, assessoria tributária, trabalhista, previdenciária e contábil. Mas continua a pergunta: contabilidade online é para minha empresa?

Qual o perfil de empresa pode contratar uma contabilidade online?

O perfil com melhor aderência ao modelo de contabilidade online são empresas em constituição, startups, microempresas e pequenas empresas. Isso decorre, do fato desse grupo ter estruturas mais enxutas, e por isso buscarem uma gestão simplificada, autônoma e acessível. 

Outro fator determinante para o sucesso na contratação de uma contabilidade online é a organização e disciplina do gestor, pois a empresa contratante será responsável pela inserção de informações para uma gestão contábil adequada. Portanto, caso o empresário não tenha métodos de organização para gerir os documentos financeiros da empresa e disciplina para efetuar os lançamentos na plataforma disponibilizada, certamente, provocará a precariedade no serviço de contabilidade online e riscos tributários para a própria empresa.

Observação: entende-se por risco tributário para a contratante o cálculo e recolhimento de tributos incorretos, envio de declarações incorretas para o fisco federal, estadual e/ou municipal, contabilidade divergente da realidade. Para saber mais ainda se a contabilidade online é pra sua empresa, saiba como ela funciona.

Como funciona uma contabilidade online?

No geral, a empresa de contabilidade online fornece para o cliente uma ferramenta de gestão financeira, na qual o cliente deverá inserir informações da sua empresa, tais como: emitir notas fiscais, lançar recebimentos e pagamentos efetuados na conta corrente e em dinheiro, lançar entradas e saídas da conta de aplicações, de empréstimos e outros; além de informar os dados trabalhistas de sócios e empregados. A partir dessas informações, todas adicionadas pelo contratante, a empresa de contabilidade online pode fornecer:

  1. Assessoria tributária: revisar/validar notas fiscais emitidas, calcular os tributos incidentes sobre essas notas fiscais, enviar declarações para os órgãos federais, estaduais e municipais (mensais e anuais), emitir nota fiscal (no caso da empresa não fornecer uma plataforma de emissão).
  2. Assessoria trabalhista: calcular folha de pagamento (algumas empresas fazem somente folha de pró-labore), elaborar e emitir o e-social mensal, calcular os tributos incidentes sobre folha, elaborar e emitir REINF e DCTF web.
  3. Assessoria contábil: registrar toda movimentação financeira, tributária, trabalhista e outras conforme as normas contábeis, para gerar balancetes, balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e outros (mensais ou anuais).

Além disso, a contabilidade online pode lhe fornecer assessoria societária, isto é, abertura da empresa, alteração contratual, atualização de cadastros, regularização fiscal entre outros. 

Se ainda ficou a pergunta: contabilidade online é pra minha empresa? Você pode entrar em contato com a gente para tirar todas as suas dúvidas. Aqui na Camargos Contadores & Associados acompanhamos você e a sua empresa desde o início e ainda disponibilizamos uma evolução de assessoria para acompanhar o seu crescimento com outras modalidades de serviços.

Saiba qual a diferença entre contabilidade online x contabilidade consultiva x contabilidade tradicional.

A contabilidade online é um modelo de assessoria tributária, trabalhista e contábil, no qual a relação do empresário (usuário) e Contador é via plataformas digitais, chats e/ou atendimento telefônico limitado. Por meio dessas ferramentas digitais, o empresário será responsável pela inserção correta e detalhada de informações da sua empresa e o Contador ao recepcioná-las poderá prestar assessoria tributária, trabalhista e contábil. Esse modelo permite autonomia, simplificação e custo acessível ao usuário.

Já a contabilidade consultiva se refere a uma assessoria contábil, tributária e trabalhista, onde o Contador apoia a estratégia da empresa diretamente, a partir de informações e interpretações contábeis, tributária e trabalhistas produzidas por ele e sua equipe de profissionais. Em regra, a contabilidade consultiva tem uma estrutura e plataforma digital, que automatiza processos e elimina retrabalhos, permitindo ao Contador uma atuação como analista estratégico e não como um mero “digitador”. Com a contabilidade consultiva o empresário pode e deve contar com o apoio de um profissional na tomada de decisão. Pode-se dizer, que nesse modelo, o empresário busca clareza, segurança e assessoria personalizada.

Por fim a contabilidade tradicional é o famoso “plano padrão”, porém fadado ao desuso. Nesse modelo o Contador lança manualmente as informações em um software através de uma equipe predominantemente operacional, que gera os tributos, folha de pagamento e balancete. Esses “dados” são enviados para o empresário e o mesmo faz o pagamento das guias e analisa de forma solidária dos “dados” recebidos. Destacamos a expressão “dados”, porque se o empresário não tiver um conhecimento geral de contabilidade, tributos e direito trabalhista, esses “dados” não geram “informações úteis”. Portanto, nesse modelo, o empresário terceiriza a parte operacional da contabilidade, mas não tem análise e apoio no processo decisório. 

Ainda ficou a dúvida: será que a contabilidade online é para minha empresa? Leia também esse outro artigo sobre contabilidade online.

Categorias
Camargos Contadores Inovação e tecnologia contábil

O que é compliance? Para que serve?

Compliance é a busca permanente da conformidade entre aquilo que se espera de uma organização (referente as regras, propósito, valores e princípios) e o que ela de fato pratica no dia a dia. 

Grandes escândalos decorrentes de fraudes e corrupção colaboraram para o crescimento da demanda sobre o tema compliance, principalmente pela pressão exercida pelo Governo e pela Sociedade em relação a conformidade dentro das organizações.

A organização estar em “compliance” significa que ela possui um sistema anticorrupção? Não apenas isto; “estar em compliance” significa que a instituição está seguindo as regras, cumprindo as leis trabalhistas, fiscais (contábeis e tributária), ambientais, regulatórias, além de questões éticas envolvendo a concorrência e o próprio mercado.

O mercado sempre exigiu das organizações o cumprimento de leis, regulamentos, regimento interno e código de conduta, porém atualmente exige-se uma postura mais firme das instituições.  

Nos últimos anos, para coibir práticas ilícitas e atitudes incorretas, foram criadas leis e normas, tais como:

Entendemos que o tema compliace é abrangente e absorve qualquer tipo de organização, sendo deste pequenas empresas a grandes.

O sistema de compliance é um trabalho constante e consiste, que exige que a organização esteja disposta a colaborar com as políticas estabelecidas, além de comprometer na manutenção deste sistema.

Ajudamos sua empresa com a implementação práticas internas, a criação de procedimentos internos, fiscalização, auditoria, incentivo à denúncias de irregularidades e aplicação do código de conduta atentando para os riscos inerentes e adequado para a atividade da empresa alinhado com produtividade, eficiência e confiabilidade.

Categorias
Camargos Contadores Inovação e tecnologia contábil

Contabilidade online serve para startups?

Será que contabilidade online serve para startups? As Startups são empresa embrionárias que desenvolvem um modelo de negócio repetível e escalável, em condições de extrema incerteza, com potencial de rápido crescimento. No geral, as empresas denominadas de startup, são empresas que estão em fase de aprimoramento tanto do produto ou serviço, quanto da gestão do negócio.

Startup Enxuta

De acordo com o best seller, “Startup Enxuta”, a criação do novo negócio deve se dar de forma ágil, com baixos custos e orientada ao desejo dos clientes. Os requisitos mínimos de uma Startup explicitados no livro são:

  • Testar o produto;
  • Consumir o mínimo de recursos possíveis (Minimum Viable Product – MVP);
  • Aperfeiçoar o produto conforme os resultados obtidos perante o cliente;
  • Pivotar (mudar seu produto/modelo de negócio se não tiver aceitação), caso necessário.

Considerando esses requisitos, a contabilidade online se apresenta como excelente opção para a Startups, portanto, sim, a contabilidade online serve para startups. Afinal, com a contabilidade online, uma startup terá assessoria contábil, tributária, trabalhista e previdenciária de forma acessível, segura, descomplicada e autônoma. Logo, a contabilidade online serve para startups.

Contabilidade online serve para startups e é eficiente para o modelo.

A contabilidade online é um modelo de assessoria contábil, tributária, trabalhista e previdenciária, que utiliza plataformas digitais para conexão entre as Startups e o Contador. A partir dessa plataforma, o Contador tem acesso as informações financeiras, contábeis e econômicas da empresa, e assim pode realizar a assessoria necessária para garantir para sua empresa segurança e informações para a gestão do negócio.

A partir do momento que o modelo de negócio da Startup é validado, uma área da sua empresa está definida, e agora deve-se focar em gestão. Afinal, será a gestão do negócio que permitirá que o seu produto ou serviço seja repetível e escalável, com potencial de rápido crescimento.

Contabilidade online serve para startups como ferramenta de gestão.

A contabilidade é uma importante ferramenta de gestão para as Startups, uma vez que reproduz nas demonstrações contábeis a situação econômico-financeira das empresas, bem como possibilita o planejamento de ações de crescimento ou de ações corretivas. Dessa forma, podemos dizer a que a contabilidade apresenta o estado atual da startup e permite a projeção do estado desejado para a startup.

Além disso, será a empresa de contabilidade que auxiliará a Startup na:

  • Constituição ou alteração contratual da empresa;
  • Escolha da tributação mais eficiente, tendo por base os regimes tributários existentes na legislação;
  • Prestação de contas para investidores anjos e demais sócios/acionistas;
  • Regularidade fiscal, trabalhista e previdenciária de sua empresa, perante fornecedores, clientes, bancos e outros interessados.

Portanto, o empreendedor, além de desenvolver um modelo de negócio repetível e escalável, com potencial de rápido crescimento, também deve focar na gestão, tendo a contabilidade como ferramenta de medição do sucesso da Startup. Lembrando que a contabilidade online serve para startups e é uma boa alternativa para obter uma assessoria contábil, tributária, trabalhista e previdenciária de forma acessível, segura, descomplicada e autônoma.

Leia também sobre como abrir uma empresa.

Categorias
Camargos Contadores Demonstrações contábeis

O que é auditoria contábil?

Auditoria contábil é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações, o processo de auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas.

O trabalho de auditoria contábil começa pelo entendimento da empresa, dos seus controles internos e do ambiente a qual ela está inserida.

A auditoria contábil permite a identificação dos riscos relacionados ao negócio e os eventuais impactos nas operações. 

A identificação de erros e falhas permite a empresa a otimizar e corrigir os processos e as rotinas.

Algumas empresas são obrigadas por lei a contratar auditoria. As empresas de Capital Aberto constituídas sob a forma da Lei nº 6.404 e as que se enquadram no art. 3º da Lei 11.833. 

Art. 3º. Aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários.

Parágrafo único. Considera-se de grande porte, para os fins exclusivos desta Lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).

Os principais motivos para a contratação de auditoria contábil são:

  • Empresas obrigadas por lei (companhias abertas, fundos de pensão, seguradoras e quase todas as entidades integrantes do Sistema Financeiro Nacional);
  • Como medida de credibilidade, interna ou externa, por iniciativa dos acionistas, proprietários ou administrados da empresa, demonstrando transparências e compromisso com o compliance;
  • Prevenção de fraudes, por meio, de relatório comprovando a identificação das possíveis falhas nos controles internos alinhada a independência dos auditores externos alinhada com a análise imparcial das demonstrações financeiras. 
  • Imposição por contratos (ex.  Banco para ceder empréstimo, fornecedor para financiar a compra de matéria-prima, entre outros);
  • Exigências do próprio estatuto ou contrato social da companhia ou empresa;
  • Aquisições da empresa (O futuro comprador necessita de uma auditoria a fim de determinar o valor contábil correto do patrimônio líquido da empresa a ser comprada);
  • Incorporação da empresa (operação pela qual a empresa é absorvida por outra, que lhe sucede em todos os direitos e obrigações);
  • Fusão de empresas (operação pela qual se unem duas ou mais empresas para forma uma nova sociedade, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações);
  • Cisão da empresa (operação pela qual a empresa transfere parcelas de seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a empresa cindida, se houver versão de todo o patrimônio, ou dividindo-se seu capital, se parcial a distribuição);
  • Consolidação das demonstrações contábeis (a consolidação é obrigatória para a companhia aberta que tiver investimentos em sociedades controladas).

Sendo assim percebemos que se a empresa quer ter uma validação de suas transações financeiras e contábeis é necessário que a empresa contrate uma auditoria contábil para verificar seu valor no mercado e confirmar suas transações.

Leia também:

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?