fbpx

Como saber se contabilidade online é para minha empresa? Já mencionamos em outro artigo o que é contabilidade online, mas vamos relembrar rapidamente.

A contabilidade online é um modelo de assessoria contábil digital, no qual a empresa tem mais autonomia, comodidade e simplificação sobre a gestão contábil, por um custo mais acessível. A empresa, utilizando plataformas digitais de gestão financeira, passa a controlar seu fluxo de caixa, e com isso já gera dados para que a empresa de contabilidade online possa fornecer, assessoria tributária, trabalhista, previdenciária e contábil. Mas continua a pergunta: contabilidade online é para minha empresa?

Qual o perfil de empresa pode contratar uma contabilidade online?

O perfil com melhor aderência ao modelo de contabilidade online são empresas em constituição, startups, microempresas e pequenas empresas. Isso decorre, do fato desse grupo ter estruturas mais enxutas, e por isso buscarem uma gestão simplificada, autônoma e acessível. 

Outro fator determinante para o sucesso na contratação de uma contabilidade online é a organização e disciplina do gestor, pois a empresa contratante será responsável pela inserção de informações para uma gestão contábil adequada. Portanto, caso o empresário não tenha métodos de organização para gerir os documentos financeiros da empresa e disciplina para efetuar os lançamentos na plataforma disponibilizada, certamente, provocará a precariedade no serviço de contabilidade online e riscos tributários para a própria empresa.

Observação: entende-se por risco tributário para a contratante o cálculo e recolhimento de tributos incorretos, envio de declarações incorretas para o fisco federal, estadual e/ou municipal, contabilidade divergente da realidade. Para saber mais ainda se a contabilidade online é pra sua empresa, saiba como ela funciona.

Como funciona uma contabilidade online?

No geral, a empresa de contabilidade online fornece para o cliente uma ferramenta de gestão financeira, na qual o cliente deverá inserir informações da sua empresa, tais como: emitir notas fiscais, lançar recebimentos e pagamentos efetuados na conta corrente e em dinheiro, lançar entradas e saídas da conta de aplicações, de empréstimos e outros; além de informar os dados trabalhistas de sócios e empregados. A partir dessas informações, todas adicionadas pelo contratante, a empresa de contabilidade online pode fornecer:

  1. Assessoria tributária: revisar/validar notas fiscais emitidas, calcular os tributos incidentes sobre essas notas fiscais, enviar declarações para os órgãos federais, estaduais e municipais (mensais e anuais), emitir nota fiscal (no caso da empresa não fornecer uma plataforma de emissão).
  2. Assessoria trabalhista: calcular folha de pagamento (algumas empresas fazem somente folha de pró-labore), elaborar e emitir o e-social mensal, calcular os tributos incidentes sobre folha, elaborar e emitir REINF e DCTF web.
  3. Assessoria contábil: registrar toda movimentação financeira, tributária, trabalhista e outras conforme as normas contábeis, para gerar balancetes, balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e outros (mensais ou anuais).

Além disso, a contabilidade online pode lhe fornecer assessoria societária, isto é, abertura da empresa, alteração contratual, atualização de cadastros, regularização fiscal entre outros. 

Se ainda ficou a pergunta: contabilidade online é pra minha empresa? Você pode entrar em contato com a gente para tirar todas as suas dúvidas. Aqui na Camargos Contadores & Associados acompanhamos você e a sua empresa desde o início e ainda disponibilizamos uma evolução de assessoria para acompanhar o seu crescimento com outras modalidades de serviços.

Saiba qual a diferença entre contabilidade online x contabilidade consultiva x contabilidade tradicional.

A contabilidade online é um modelo de assessoria tributária, trabalhista e contábil, no qual a relação do empresário (usuário) e Contador é via plataformas digitais, chats e/ou atendimento telefônico limitado. Por meio dessas ferramentas digitais, o empresário será responsável pela inserção correta e detalhada de informações da sua empresa e o Contador ao recepcioná-las poderá prestar assessoria tributária, trabalhista e contábil. Esse modelo permite autonomia, simplificação e custo acessível ao usuário.

Já a contabilidade consultiva se refere a uma assessoria contábil, tributária e trabalhista, onde o Contador apoia a estratégia da empresa diretamente, a partir de informações e interpretações contábeis, tributária e trabalhistas produzidas por ele e sua equipe de profissionais. Em regra, a contabilidade consultiva tem uma estrutura e plataforma digital, que automatiza processos e elimina retrabalhos, permitindo ao Contador uma atuação como analista estratégico e não como um mero “digitador”. Com a contabilidade consultiva o empresário pode e deve contar com o apoio de um profissional na tomada de decisão. Pode-se dizer, que nesse modelo, o empresário busca clareza, segurança e assessoria personalizada.

Por fim a contabilidade tradicional é o famoso “plano padrão”, porém fadado ao desuso. Nesse modelo o Contador lança manualmente as informações em um software através de uma equipe predominantemente operacional, que gera os tributos, folha de pagamento e balancete. Esses “dados” são enviados para o empresário e o mesmo faz o pagamento das guias e analisa de forma solidária dos “dados” recebidos. Destacamos a expressão “dados”, porque se o empresário não tiver um conhecimento geral de contabilidade, tributos e direito trabalhista, esses “dados” não geram “informações úteis”. Portanto, nesse modelo, o empresário terceiriza a parte operacional da contabilidade, mas não tem análise e apoio no processo decisório. 

Ainda ficou a dúvida: será que a contabilidade online é para minha empresa? Leia também esse outro artigo sobre contabilidade online.