fbpx

Os empreendedores e administradores de empresas devem entender a importância dos orçamentos para empresas, um orçamento não passa somente de um planejamento financeiro. As empresas precisam limitar a quantia máxima a ser gasta em determinado assunto ou área, levando em consideração também o preço de mercado do objeto ou serviço a ser adquirido.

Importância do orçamento para empresas:

Uma empresa que utiliza os orçamentos para seus departamento e projetos tende a ter um controle financeiro mais organizado e mais estável, pois já estarão preparados para possíveis adversidade ao logo de seu planejamento. 

A empresas que utilizam esse planejamento orçamentário tem uma noção básica de quanto deverá ser investido para que o objetivo seja alçando. Os orçamentos não se limitam a projetos caso a empresa queira limitar os valores a serem gastos com suas principais despesas e aumentem o lucro.

Para o acompanhamento correto dos orçamentos dentro do financeiro da empresa se faz necessário uma contabilidade atualizada e confiável. A contabilidade tem todas as ferramentas para elaborar possíveis limites (orçamentos) para as principais despesas da empresa.

O Orçamento pode ser entendido como uma tradução do planejamento estratégico em números.

Uma ótima dica para implementação do orçamento empresarial é o capital de giro para abrir uma empresa.

Ótimos Indicadores para acompanhamento dos orçamentos são:

Fornecidos pela contabilidade:

  • Balanço Patrimonial: Onde é possível vislumbrar o crescimento da empresa seja em ativos (bens) ou em capital (Dinheiro);
  • Demonstração de Resultado do Exercício: pela DRE e possível mensurar o lucro ou prejuízo de cada fechamento.
  • Auditoria financeira: Auxilia na verificação se o que foi orçado está sendo seguindo.

Fornecido pelo financeiro:

  • Demonstração do Fluxo de Caixa: O fluxo de caixa serve para a verificação das entradas e saídas do financeiro da empresa em determinado período é de sumo importância para uma gestão de orçamentos para qualquer empresa. 

Fornecido pelo administrativo:

  • Planejamento inicial: No planejamento inicial apresentado deve constar o orçamento dos recursos necessários, como esses recursos serão empregados e como eles serão mensurados.

 É importante a definição de orçamentos e a contabilidade online é uma ótima opção de economizar e mensurar os orçamentos estabelecidos.  Uma pergunta que não quer calar seria contabilidade online é para minha empresa? Dependendo do serviço que é demandado pela sua empresa pode ser a alternativa ideal.

 Outra pergunta que pode ser feita é contabilidade online serve para startups? Sim, a contabilidade online foi feita para ser mais barata e mais simples seguindo a metodologia das próprias startup.

É importante ficar atento no momento em que se for elaborado um planejamento orçamento, pois um orçamento mal elaborado pode ser pior que não possuir orçamento algum, pois a empresa se preparou para uma situação que não aconteceu.

Os principais fatores que podem ocasionar um orçamento mal elaborado são:

  • Um planejamento mal elaborado; 
  • Uma má gestão dos recursos; 
  • Valores decididos arbitrariamente; 

Planejamento bem elaborado:

Um planejamento deve conter os principais recursos que serão necessários para a atividade, um prazo viável para conclusão, também deve possuir indicadores para mensuração, deve ter base em evidencias e não em reações subjetivas. Uma pesquisa de mercado é de extrema importância anteriormente à decisão de quanto será qualquer aporte de investimento futuro. 

Para que o orçamento seja atingido é de suma importância que um planejamento seja apresentado e seguido. Os indicadores definidos servem para verificar se o que foi proposto está sendo cumprido, caso não esteja é necessário verificar a causa raiz e um intervenção para que o orçamento possa ser seguido.

Má gestão dos recursos:

Para que o orçamento possa ser seguido e cumprido conforme o planejado deve-se saber onde e como utilizar os recursos disponibilizados para o alcance do orçamento.

A gestão dos recursos deve sempre estar exposta no planejamento inicial, e deve sempre ser controlado para verificação da conformidade dos recursos e gastos com o estabelecido.

Valores decididos arbitrariamente:

Todos os valores orçados devem ser colhidos através de um orçamento prévio com um prazo justo, pois terão um embasamento confiável. Neste quesito não adianta diminuir os valores apresentados apenas para que o planejamento tenha um orçamento menor e seja financeiramente viável, projetos e orçamentos que não dão a devida importância nesta etapa tendem a ultrapassar o orçamento inicial apresentado.

Leia também:

Artigos recentes: